Combate à corrupção gera economia de R$ 31,9 bilhões

Em sua passagem por Teresina, na sexta-feira passada, para o lançamento da Rede de Controle de Gestão Pública, ele defendeu a necessidade de ações preventivas no combate à corrupção, argumentando que tentar reaver recursos após 15 ou 20 anos de tramitação de processo é o mesmo que “não querer punir aqueles que desviam recursos públicos, que superfaturam, que praticam toda sorte de irregularidades”.

Aguiar afirmou, em entrevista ao Sistema O DIA de Comunicação, que somente as ações preventivas e pedagógicas junto aos gestores públicos já resultaram em uma economia de R$ 31,9 bilhões ao país. E, segundo ele, apesar da morosidade na punição aos corruptos, o país obteve importantes avanços. O caminho apontado pelo presidente do TCU para dar maior celeridade ao processo de combate às práticas ilícitas é a reforma política e uma nova forma de financiamento das campanhas eleitorais.

O cearense, naturaldo município de Cedro, 68 anos, defendeu maior transparência e rigor em relação aos gastos públicos e com entusiasmo falou na necessidade de uma mudança de costumes da política e do eleitorado para se obter verdadeiramente a transformação da sociedade.

A íntegra da matéria você confere na edição deste domingo do Jornal O DIA